Tempos Verbais em Inglês: 7 Que Você Deve Aprender!

Você já deve ter ouvido que os tempos verbais em inglês são mais fáceis do que no português.

De fato, a gramática inglesa possui regras muito mais simples. Mas, para você ter a certeza, é interessante saber cada um deles e como utilizá-los corretamente no seu dia a dia. 

Por isso, hoje eu separei 7 tempos verbais que você deve conhecer para melhorar o seu speaking, reading, listening e writing. Vamos começar? 

 1- Tempos Verbais em Inglês: Simple Present – Presente Simples 

O present simple, ou então presente simples, é usado para fazer referência a um estado de permanência crônica sobre as coisas, que são verdadeiras no presente momento.  

Assim, o simple present também é usado para se referir a verdades indiscutíveis. Outra forma de utilizar o simple present é nas conversas diárias, onde a pessoa se refere a hábitos ou sobre a própria rotina. 

Então, você usará muito em suas conversas cotidianas para se referir a algo que você esteja fazendo, ou algo que esteja acontecendo no momento. 

2- Tempos Verbais em Inglês: Past Simple – Passado Simples 

Já o passado simples é bastante usado para se referir a acontecimentos que já passaram, mas que sejam independentes do presente momento. Ou seja, o presente não influencia em absolutamente nada sobre o que já aconteceu. 

Dessa forma o passado simples é usado de forma bem definida. Por isso, você pode utilizar para se referir a uma ação já ocorrida, usando, por exemplo, expressões temporais.  

3- Present Perfect – Presente Perfeito 

O present perfect é utilizado para se referir a algo que aconteceu no passado, mas que de alguma forma tem uma ligação com o presente simples. Ou seja, diferente do passado simples, onde um evento não tem qualquer ligação com o presente, o presente perfeito tem. 

Assim, pode ser utilizado para se referir a alguma coisa que vem acontecendo e que tem importância para você ou para o atual momento.  

Lembrando que diferentemente do presente simples, o presente perfeito não tem um tempo especificado. Pode ser algo que se iniciou a qualquer momento do passado e vem acontecendo até agora. 

4- Past Perfect – Passado Perfeito 

Seguindo essa lógica, o passado perfeito é utilizado para se referir a algum acontecimento que se iniciou no passado e que de alguma forma possui uma conexão com outro tempo do passado. 

Dessa forma, um acontecimento que teve uma data de início e término definida. Diferente do presente perfeito, não é uma ação que começou lá atrás e ainda vem ocorrendo. Ela começou e já terminou em períodos específicos! 

5- Tempos Verbais: Simple Future – Futuro Simples 

O futuro simples é bastante utilizado para se referir a previsões ou ações que ainda vão acontecer no futuro, e sem um tempo certo definido para que isso aconteça. 

Assim você pode usar o futuro simples utilizando tanto o will quanto o going to. O going to, que também pode ser contraído para gonna, é mais utilizado quando há por parte do interlocutor um envolvimento maior, uma certeza maior daquilo que será feito. 

Já o will é mais utilizado quando uma ação ainda será feita, mas ainda não há certezas sobre isso. Ele é utilizado para indicar uma ação incerta. Portanto, quando algo não for tão evidente ou óbvio, você poderá usar o will no lugar do going to. 

6- Future Continuous – Futuro Contínuo 

Já o futuro contínuo, como o próprio nome indica, se refere a ações ou acontecimentos que ainda estão por vir, mas que se manterão em atividade durante certo período de tempo específico ou não. 

Então também pode ser utilizado para falar de atividades ou ações completas já no futuro. 

7- Future Perfect Continuous – Futuro Perfeito Contínuo 

Não se preocupe, a coisa não vai ficar mais complicada, não se assuste com o nome! Com o tempo, você entenderá exatamente como utilizar cada tempo verbal. 

Assim, o futuro perfeito contínuo, diferentemente do futuro contínuo, indicará ações que ainda estão para acontecer. Porém, ele indica em que período o acontecimento ocorrerá, além de destacar a duração para o mesmo! 

Portanto, não se preocupe se você ficar com alguma dúvida no início, isso é normal. Confundir um pouco os tempos verbais não é nada de outro mundo. Porém, quanto mais você estudar, ouvir nativos, ouvir músicas, séries e filmes, mais fácil ficará fixar a forma correta de se usar um tempo verbal! 

Se você gostou das dicas de hoje, não se esqueça de deixar a sua curtida e o seu comentário abaixo! Compartilhe esse post em suas redes sociais e com quem mais achar interessante!  

Você já pensou em aprender inglês e falar fluente em menos de um ano através de um curso 100% online? Clicando aqui,  você terá acesso a um curso que ajudará você a se tornar um expert na língua inglesa partindo do zero!


Posts relacionados

 


Ajude a melhorar esse artigo, de um like ou compartilhe isso. Obrigado!

1 comentário em “Tempos Verbais em Inglês: 7 Que Você Deve Aprender!”

Deixe um comentário