Água Com Limão Realmente Emagrece? Confira Aqui!

Atualmente, os benefícios da água com limão têm sido o assunto mais polêmico na internet. 

Todavia de um lado, grupos que alegam que o consumo da água com limão traz apenas benefícios. Do outro, grupos que alertam para os perigos que o consumo diário pode causar. 

E agora? Em quem acreditar? 

Então precisamos pontuar algumas coisas importantes. 

Portanto em primeiro lugar, é importante salientar que o limão não faz mal à saúde. Suas propriedades são usadas para o bem há milênios. Além de combater bactérias nocivas, é um excelente cicatrizante, rejuvenescedor (já que combate radicas livres) e emagrecedor por ser termogênico.

Assim, o problema é que quando consumido em exagero, suas propriedades podem causar efeitos contrários aos desejados. 

Dessa forma algumas pessoas sentem os benefícios na pele, nos cabelos e no peso, enquanto outras sofrem com efeitos colaterais. Mas por que isso acontece? 

Por dois motivos: 

  • Predisposição a sofrer com o pH ácido; 
  • Exagero; 

Confira mais sobre isso abaixo! 

 

Existem Efeitos Colaterais No Consumo Da Água Com Limão? 

Benefícios do limão

Sim, existem, e é bom que você esteja ciente deles. Consumir água com limão todos os dias pode ocasionar problemas como úlcera, gastrite e irritação das mucosas do estômago. 

Dessa forma, consumir água com limão, ou mesmo o limão puro, todos os dias, pode trazer problemas mais graves como formação de pedra no rim. 

Isso ocorre porque o limão faz parte de diferentes ciclos bioquímicos, como o Ciclo de Krebs, e boa parte da Vitamina C é convertida em oxalato de cálcio, que pode se cristalizar e se converter na famosa pedra no rim. 

Também o consumo diário também pode inflamar o esôfago. E como o pH do limão é muito ácido, essa junção com o pH ácido do órgão pode agravar ainda mais a situação. 

No entanto, fique ciente de duas coisas: 

A maioria desses problemas só será ocasionada se você exagerar na quantidade diária de limão; 

Entretanto, nosso corpo não tem a capacidade de armazenar a Vitamina C no corpo, e por isso é necessário consumir todos os dias. Por esse motivo, é mais difícil formar pedra no rim, ou então desenvolver problemas mais graves, já que a vitamina C não fica armazenada. A não ser, é claro, que você consuma uma quantidade muito alta por dia; 

Assim evite entrar em dietas exageradas, como a Dieta do Limão, que preconiza o consumo diário de muitos limões. Isso pode acabar com a sua saúde, e até mesmo com o seu sorriso (já que o pH ácido estraga o esmalte natural dos dentes); 

 

Quais Os Outros Problemas? 

Novamente, o consumo exacerbado pode trazer outros problemas de saúde. 

Um deles é a sensação constante de enjoo, e isso ocorre porque, como dito, o corpo não tem a capacidade de armazenar a Vitamina C.  

Portanto, boa parte dela acaba sendo estocada no intestino, o que provoca náuseas e cólicas. 

Outro problema comum é o refluxo e a azia. O excesso do limão também causa aquela sensação de queima subindo pela garganta. Se você já sofre com azia, úlcera ou gastrite, não consuma limão! 

Também não é recomendado que gestantes e lactantes consumam limão, pelo menos não em exagero. Além disso, a Vitamina C pode ser obtida através de muitos outros alimentos, como pimentão, alface, goji berry, laranja ou acerola. 

Assim, se você quer emagrecer de uma forma saudável e segura, sem sofrer com o efeito sanfona e principalmente sem sofrer com efeitos colaterais de dietas malucas, saiba que é possível! 

 

Quais são os nutrientes do Limão!

Nutrientes do limão

Um copo de água misturado com o suco de meio limão.

Calorias: 9.
Açúcares: Menos de 1 grama.
Vitamina C: 25% da ingestão diária recomendada.
Folato: 1% da ingestão diária recomendada.
Potássio: 1% da ingestão diária recomendada.

Parece que um copo não fornece muitos nutrientes, mas beber água de limão é uma bebida de baixa caloria e baixo teor de açúcar que pode aumentar sua ingestão de vitamina C.

Dessa forma para comparação, se você substituísse meio limão por metade de laranja, isso dobraria as calorias e o açúcar da bebida.

Além disso, lembre-se de que o valor nutricional exato depende da quantidade de suco de limão que você adiciona e de quaisquer outros ingredientes.

Também a água do limão é rica em vitamina C, em relação ao seu teor de calorias e açúcar. Ele também contém pequenas quantidades de folato e potássio.

 

Benefícios da água com limão!

Benefício da água com limão

 

Promove a hidratação

As diretrizes gerais dizem que as mulheres devem consumir pelo menos 2,69119 litros por dia e os homens devem consumir pelo menos 3,69669 litros. Isso inclui água de alimentos e bebidas.

Embora a água é a melhor bebida para hidratação, algumas pessoas não gostam do sabor por conta própria. Adicionar limão melhora o sabor da água, o que pode ajudar você a beber mais.

 

Pedras nos rins

Pedras nos rins são formações minerais sólidas que se acumulam nos rins.

O tipo mais comum é feito de uma substância chamada oxalato de cálcio e normalmente é tratado com um composto chamado citrato.

Dessa forma o aumento da quantidade de citrato na urina impede o cálcio de se ligar a outros compostos e formar pedras.

Contudo a água com limão contém grandes quantidades de citrato e vários estudos em humanos descobriram que ela pode ajudar a tratar pedras nos rins.

Assim, o citrato restaura a capacidade da urina de impedir a formação de cálculos renais.

Dessa forma, parece ser mais eficaz quando usado ao lado de citrato de potássio, a forma suplementar de citrato.

No entanto, a água com limão também pode ser uma boa alternativa para quem não tolera o citrato de potássio como tratamento. Parece mais eficaz ao lado da terapia convencional, mas também pode ser um tratamento alternativo útil.

 

Fonte de vitamina C

Frutas cítricas como limões são ricas em vitamina C, um antioxidante primário que ajuda a proteger as células dos radicais livres nocivos. Você provavelmente já ouviu falar que a vitamina C pode ajudar a prevenir ou limitar a duração do resfriado comum em algumas pessoas, mas os estudos são conflitantes.

Assim a vitamina C pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e derrames, e diminuir a pressão arterial.

Embora os limões não estejam no topo da lista de frutas cítricas ricas em vitamina C, eles ainda são uma boa fonte. De acordo com a fonte confiável do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o suco de um limão fornece cerca de 18,6 miligramas de vitamina C. A quantidade diária recomendada para adultos é de 65 a 90 miligramas.

A vitamina C é como os cabos de ligação do sistema imunológico, e o suco de limão está cheio disso.

Dessa forma, o nível de vitamina C no seu sistema é uma das primeiras coisas a despencar quando você está estressado, e é por isso que os especialistas recomendam tomar vitamina C extra durante dias estressantes.

 

Fonte de potássio

Como já mencionado, os limões são ricos em potássio, o que é bom para a saúde do coração, bem como para a função cerebral e nervosa.

 

Suporta perda de peso

A pesquisa mostrou que os antioxidantes polifenóis encontrados nos limões reduzem significativamente o ganho de peso em camundongos que são superalimentados, a fim de induzir a obesidade.

Nestes estudos com ratos, os compostos antioxidantes também compensam os efeitos negativos nos níveis de glicose no sangue e melhoram a resistência à insulina, os dois principais fatores no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Embora os mesmos resultados precisem ser comprovados em humanos, são fortes as evidências de que a água com limão suporta a perda de peso. Se isso se deve ao fato de as pessoas simplesmente beberem mais água e se sentirem cheias ou o próprio suco de limão não estar claro.

 

Antioxidantes

A água com limão contém outras substâncias benéficas e é uma fonte de compostos vegetais chamados flavonóides.

Muitos têm propriedades antioxidantes que parecem ajudar a proteger suas células contra danos.

Assim as frutas cítricas contem flavonóides que são frequentemente associados a benefícios para a circulação sanguínea, sensibilidade à insulina e outros aspectos da saúde metabólica.

Dessa forma os flavonóides do limão também têm o potencial de reduzir o estresse oxidativo e os danos.

 

Ajuda na digestão

Algumas pessoas bebem água com limão como um laxante diário da manhã para ajudar a prevenir a constipação. Beber água com limão quente ao acordar pode ajudar a movimentar o sistema digestivo.

A medicina ayurvédica diz que o sabor azedo do limão ajuda a estimular o seu “agni“. Na medicina ayurvédica, um forte agni inicia o sistema digestivo, permitindo digerir os alimentos mais facilmente e ajudando a evitar o acúmulo de toxinas.

Assim o suco de limão não apenas estimula a digestão saudável ao afrouxar as toxinas do trato digestivo, mas também ajuda a aliviar os sintomas de indigestão, como azia, arrotos e inchaço.

 

Reduz a inflamação

Se você beber água de limão regularmente, ela diminuirá a acidez do seu corpo, que é onde os estados da doença ocorrem.

Também remove o ácido úrico das articulações, que é uma das principais causas de inflamação.

 

Combate infecções virais

Substituir o café da manhã por uma xícara de água quente com limão pode realmente fazer maravilhas.

Água morna com limão é a maneira mais eficaz de diminuir infecções virais e suas subsequentes dores de garganta.

Além disso, com o suco de limão também impulsionando seu sistema imunológico, você simultaneamente combate a infecção.

 

Refresca a respiração

Você já esfregou um limão nas mãos para se livrar do cheiro de alho ou de algum outro odor forte? O mesmo remédio popular pode se aplicar ao mau hálito causado pela ingestão de alimentos com cheiros fortes, como alho, cebola ou peixe.

Você pode evitar o mau hálito bebendo um copo de água com limão após as refeições e logo de manhã. Pensa-se que o limão estimula a saliva e a água também ajuda a prevenir a boca seca, o que pode levar ao mau hálito causado por bactérias.

 

Aumento de energia

O suco de limão fornece energia ao corpo quando entra no trato digestivo.

Também ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão. (Mesmo o cheiro dos limões tem um efeito calmante no sistema nervoso!)

 

Algumas perguntas de água com limão!

Perguntas de água com limão

 

  • A fibra do limão ajuda a perder peso?


Os limões contêm um tipo de fibra chamada pectina, que ajuda a reduzir o apetite e a ingestão de calorias.

No entanto, a água com limão é basicamente filtrada, suco de limão fortemente diluído, que a deixa com apenas pequenas quantidades de pectina. Mesmo um limão inteiro contém apenas 2 gramas de fibra no total.

Contudo não há evidências de que a água com limão tenha mais benefícios para a perda de peso do que a água pura.

 

  • A água com limão alcaliniza seu corpo?

De acordo com os defensores da dieta alcalina, os alimentos deixam uma “cinza” em seu sistema que influencia o pH do seu corpo – quão ácido ou alcalino ele se torna.

Dessa forma alega-se que a água com limão alcaliniza. No entanto, nem o pH do seu sangue nem as células podem ser alteradas pelo que você come.

 

  • A água com limão combate o câncer?

Essa afirmação surgiu do mito da dieta alcalina e é construída com base na premissa de que as células cancerígenas não podem prosperar em um ambiente alcalino.

Embora as células cancerígenas prefiram que as células ao seu redor sejam ácidas, estudos mostram que elas também podem crescer em ambientes alcalinos. Além disso, as células cancerígenas criam seu próprio ambiente ácido e a ingestão de alimentos alcalinizantes não o impede.

 

  • A água com limão limpa e desintoxica?

A água ajuda a eliminar os resíduos do seu corpo através da micção e movimentos intestinais saudáveis. No entanto, nada na água com limão melhora esse processo.

De fato, a maioria das alegações de que alimentos ou bebidas limpam ou desintoxicam seus órgãos são simplesmente falsas.

 

  • Aumenta seu QI?

A água potável  com sabor de limão ou não pode ajudar você a se sentir mais concentrado pela manhã, mas não pode aumentar a inteligência.

 

  • Devo beber água de limão logo pela manhã?

Os efeitos da água com limão não mudam, independentemente de você tomar a bebida pela manhã ou a noite. Se você gosta do sabor da água com limão, pode ser uma boa escolha para a primeira coisa de manhã, pois muitas vezes acordamos um pouco desidratados, especialmente se você teve álcool ou comida salgada na noite anterior.

Atualmente, não há evidências que sugiram que a água de limão tenha um efeito alcalinizante ou desintoxicante no organismo. O fígado é responsável por eliminar as toxinas de tudo o que comemos, bebemos e estamos expostos em nosso ambiente, portanto, nenhuma quantidade de água com limão vai “desintoxicar” nosso corpo. Também não há verdade nas alegações de que a água de limão equilibra os níveis de pH.

Porém a água morna com limão é recomendada por muitos entendidos. Você pode diluir mais o suco de limão, dependendo do seu gosto pessoal.

Então eles recomendam que beba logo de manhã e aguarde de 15 a 30 minutos para tomar o café da manhã. Isso o ajudará a receber totalmente os benefícios da água com limão.

Efeitos nos dentes
Sucos de frutas e líquidos ácidos podem afetar o esmalte dos dentes, por isso é melhor diluir o suco de limão concentrado com água ou beber com um canudo.

 

  • Possui efeitos diuréticos naturais?

Isso pode ser verdade até certo ponto, mas é tão enganador que vale a pena mencionar.

Qualquer alimento que contém potássio pode potencialmente aumentar a produção de urina, isso significa praticamente todas as frutas, legumes, carne e laticínios.

Além disso, quanto mais água você bebe, mais vai urinar.

Espero ter ajudado a entender um pouco sobre a água com limão. A água com limão é uma bebida saudável que pode adicionar uma boa quantidade de vitamina C à sua dieta e outros benefícios.

Então, se você gostou, deixe o seu comentário abaixo, aproveitando para contar se você também já fez uso da água com limão como forma de perder peso!

Posts relacionados

   

Beleza e Saúde

   
  Unhas encapsuladas Maquiagem para olhos Unhas coloridas  
  Maquiagem simples Ideias de maquiagem Maquiagem com brilho  
  Unhas lindas Curso de maquiagem Unhas simples  
  Maquiagem para noivas Design de unhas Atacado para maquiagem  

Não perca as novas dicas!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Deixe um comentário