O Que É Testosterona e Como Aumentar Naturalmente? 

A testosterona é um hormônio masculino (embora também esteja presente nas mulheres, mas em menor quantidade) sintetizado a partir do colesterol. 

Assim, a testosterona é produzida nos testículos de um homem.  Uma quantidade maior começa a ser produzida ainda no período da adolescência, quando algumas mudanças corporais começam a ser observadas, tais como: 

  • Engrossamento da voz;
  • Crescimento de pelos no corpo;
  • Surgimento de barba;
  • Ganho de massa muscular; 

Dessa forma a testosterona tem um papel extremamente importante na saúde do homem. Além de manter a vida sexual ativa e saudável, ela também é importante para prevenir algumas doenças do coração ou mesmo o Diabetes. 

Além disso, esse hormônio possui um papel muito importante no crescimento dos tecidos musculares e dos ossos. 

Assim é importante que de tempos em tempos os homens façam exames preventivos para checar se a quantidade de testosterona no corpo está nos níveis saudáveis.  

Caso ela esteja muito baixa, geralmente é feito um tratamento a partir de algumas medicações para aumentar os níveis hormonais. 

Então, cuidado! Se a sua testosterona estiver baixa, jamais tome qualquer tipo de suplemento ou remédio por conta própria. 

Dessa forma é muito importante consultar um médico antes, já que você pode desregular ainda mais a quantidade do hormônio e causar danos mais sérios à sua saúde. 

Contudo, se você preferir aumentar a testosterona de forma natural, aí vai uma boa notícia! Você não precisa necessariamente consumir nenhum tipo de suplemento ou remédio. 

Assim através da alimentação, você pode regular as quantidades hormonais! Quer saber mais sobre isso? Confira abaixo! 

 

Como Aumentar a Testosterona Naturalmente? 

Uma forma bem eficiente de aumentar naturalmente a quantidade de testosterona é aumentar a quantidade de alimentos ricos em zinco. 

Assim, se alimentar mais com esse tipo de alimento promoverá um aumento na testosterona, que consequentemente: 

  • Aumentará a libido;
  • Fortalecerá o corpo;
  • Aumentará a produção de espermatozoides;
  • Deixará os ossos mais firmes; 

Também além do zinco, alimentos ricos em Vitamina A e Vitamina D também colaboram para o aumento desse hormônio. 

Certo, e quais são esses alimentos? 

Abaixo, você pode conferir alguns alimentos ricos nesses nutrientes e vitaminas! Confira: 

  • Alimentos ricos em zinco: consuma mais fígado, feijão, couve, castanhas, nozes, amêndoas,  
  • Produtos ricos em Vitamina D: consuma mais ovos, peixes (atum, salmão, sardinha, cavalinha, pescada), cogumelos, fígado, queijos. Outra forma de aumentar a quantidade de Vitamina D é tomando mais sol na pele! Só tome o cuidado para não se expor demais entre 11h e 16h.
  • Alimento ricos em Vitamina A: alguns peixes, manga, tomate, cenoura, cajá, ovos, agrião, couve, mamão, abóbora. Dica: alimentos laranjas geralmente possuem bastante Vitamina A! 

Contudo, ao mesmo tempo em que você deve aumentar o consumo dos alimentos citados acima, é importante também diminuir o consumo de industrializados, principalmente os alimentos ricos em açúcar. Afinal, ele diminui a quantidade de testosterona no organismo. 

Também, além do açúcar, é ainda mais importante que homens não exagerem na quantidade de alimentos ricos em soja. Portanto, o excesso de soja não só pode diminuir a testosterona, como também causar problemas de infertilidade, dependendo da quantidade consumida. Sendo assim, controle a quantidade.

 

Exercite-se mais 

Outra maneira de aumentar naturalmente a testosterona é através da prática de exercícios físicos. Portanto, a musculação estimula a corpo a produzir uma quantidade maior desse hormônio. 

Por isso, se você quiser aumentar naturalmente a testosterona, poderá começar a praticar alguma atividade física de maior intensidade. 

Dessa forma, pelo menos uma hora por dia já é o suficiente para aumentar consideravelmente os níveis em poucos meses.  

Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário passar horas por dia na academia. Ao contrário, isso pode desgastar demais sua musculatura e causar algum problema de saúde. Afinal, nada em exagero faz bem! 

Da mesma forma, você não precisa tomar nenhum tipo de suplemento para aumentar a quantidade de testosterona. 

Assim, apenas a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação equilibrada já são suficientes para que você aumente naturalmente a quantidade do hormônio! 

Além disso, é importante dormir pelo menos 8 horas por dia. Quando não dormimos bem, os níveis de cortisol aumentam, e eles influenciam diretamente na quantidade de testosterona (diminuindo a sua produção). 

O que você achou sobre as dicas de hoje sobre como aumentar a quantidade de testosterona naturalmente? 

Portanto, se você gostou, não se esqueça de deixar a sua curtida abaixo e de compartilhar essas informações em suas redes sociais! 

Então, conhece mais alguma dica sobre como aumentar naturalmente a testosterona? Portanto, deixe nos comentários abaixo! Isso poderá ajudar muitas pessoas que abrem mão do uso de suplementos para o aumento hormonal! 

 


Posts relacionados


Ajude a melhorar esse artigo, de um like ou compartilhe isso. Obrigado!

Deixe um comentário