Dieta sem Glúten – O que é?

Houve um tempo em que ter que comer uma dieta sem glúten significava uma limitação severa de escolhas saborosas.

No entanto, devido ao aumento da conscientização sobre a necessidade de produtos sem glúten, os fabricantes estão intensificando seus esforços para produzir produtos sem glúten.

De fato, existem mais produtos sem glúten disponíveis agora do que nunca. Os fabricantes provavelmente aumentarão ainda mais os números à medida que o tempo avança.

Assim, se você precisa seguir uma dieta sem glúten, não precisa se preocupar muito em desistir de suas comidas favoritas.

Provavelmente, você poderá encontrar um substituto sem glúten. Se não conseguir, existem muitas receitas sem glúten de qualidade na internet.

O que é glúten?

Só porque a comida é um grão, não significa necessariamente que ele contém glúten. Por exemplo, arroz selvagem, milho, trigo sarraceno, milho, amaranto, quinoa, soja e sementes de girassol não contêm glúten.

Embora, há alguma controvérsia em torno da aveia. Há relatos conflitantes sobre aveia.

Contudo, muitos alimentos processados ​​contêm glúten, porque é usado como aditivo alimentar por muitos fabricantes de alimentos.

Quem deve estar em uma dieta sem glúten?

Se você sofre de um distúrbio auto-imune do intestino delgado, chamado doença celíaca, provavelmente será submetido a uma dieta sem glúten.

Assim a doença celíaca é frequentemente diagnosticada como síndrome do intestino irritável. Algumas pessoas têm a doença, mas realmente não apresentam sintomas externos.

Dessa forma os sintomas mais comuns da doença celíaca incluem: diarréia crônica, incapacidade de ganhar peso, anemia inexplicável por deficiência de ferro, dor nas articulações ou nos ossos, artrite, depressão ou ansiedade, dormência nas mãos e nos pés, convulsões, aftas, períodos perdidos , erupção cutânea com comichão e fadiga.

Contudo, há pessoas que sofrem de fibromialgia que afirmam que uma dieta sem glúten ajudou a aliviar alguns de seus sintomas. Se você sofre de fibromialgia, discuta essa opção com seu médico.

Você pode obter alguma resistência do seu médico, porque, no momento, não houve nenhuma pesquisa importante sobre os efeitos de uma dieta sem glúten na firbromialgia.

Dessa forma, se você realmente quiser experimentar, em última análise, será sua decisão. Você só precisa se certificar com seu médico de que não tem problemas de saúde que o impeçam de seguir uma dieta sem glúten.

Todavia pessoas com diabetes podem se beneficiar de uma dieta sem glúten. Você tem que ter cuidado ao seguir uma dieta sem glúten se tiver diabetes.

Produtos

Muitos produtos sem glúten adicionam açúcar ou gordura extra para que tenham um sabor melhor. É extremamente importante que você fale sobre fazer uma dieta sem glúten com seu médico ou nutricionista antes de considerar fazer a dieta.

Assim, se o seu médico diz que você precisa seguir uma dieta sem glúten, ou se deseja e seu médico diz que está tudo bem, então você terá muitas opções de alimentos ainda disponíveis.

Contudo, você só precisa olhar as etiquetas com cuidado. Os fabricantes estão produzindo cada vez mais alimentos sem glúten.

Portanto, se você deseja algo que seja sem glúten, há muitas receitas sem glúten na internet. Também existem muitos livros de culinária sem glúten disponíveis.

Lista de alimentos sem glúten:

  Dieta sem glúten

 

Prepare-se para sua dieta sem glúten

 

Frutas

Mexerica kiwi morango maracujá banana
uva melão cereja ameixa laranja
pêssego goiaba damasco Maçã limão
figo mamão açaí abacaxi melancia
pêra amora abacate manga tangerina

Verduras legumes

espinafre feijão cenoura rúcula brócolis