Dieta sem Glúten – O que é?

Houve um tempo em que ter que comer uma dieta sem glúten significava uma limitação severa de escolhas saborosas.

No entanto, devido ao aumento da conscientização sobre a necessidade de produtos sem glúten, os fabricantes estão intensificando seus esforços para produzir produtos sem glúten.

De fato, existem mais produtos sem glúten disponíveis agora do que nunca. Os fabricantes provavelmente aumentarão ainda mais os números à medida que o tempo avança.

Assim, se você precisa seguir uma dieta sem glúten, não precisa se preocupar muito em desistir de suas comidas favoritas.

Provavelmente, você poderá encontrar um substituto sem glúten. Se não conseguir, existem muitas receitas sem glúten de qualidade na internet.

O que é glúten?

Só porque a comida é um grão, não significa necessariamente que ele contém glúten. Por exemplo, arroz selvagem, milho, trigo sarraceno, milho, amaranto, quinoa, soja e sementes de girassol não contêm glúten.

Embora, há alguma controvérsia em torno da aveia. Há relatos conflitantes sobre aveia.

Contudo, muitos alimentos processados ​​contêm glúten, porque é usado como aditivo alimentar por muitos fabricantes de alimentos.

Quem deve estar em uma dieta sem glúten?

Se você sofre de um distúrbio auto-imune do intestino delgado, chamado doença celíaca, provavelmente será submetido a uma dieta sem glúten.

Assim a doença celíaca é frequentemente diagnosticada como síndrome do intestino irritável. Algumas pessoas têm a doença, mas realmente não apresentam sintomas externos.

Dessa forma os sintomas mais comuns da doença celíaca incluem: diarréia crônica, incapacidade de ganhar peso, anemia inexplicável por deficiência de ferro, dor nas articulações ou nos ossos, artrite, depressão ou ansiedade, dormência nas mãos e nos pés, convulsões, aftas, períodos perdidos , erupção cutânea com comichão e fadiga.

Contudo, há pessoas que sofrem de fibromialgia que afirmam que uma dieta sem glúten ajudou a aliviar alguns de seus sintomas. Se você sofre de fibromialgia, discuta essa opção com seu médico.

Você pode obter alguma resistência do seu médico, porque, no momento, não houve nenhuma pesquisa importante sobre os efeitos de uma dieta sem glúten na firbromialgia.

Dessa forma, se você realmente quiser experimentar, em última análise, será sua decisão. Você só precisa se certificar com seu médico de que não tem problemas de saúde que o impeçam de seguir uma dieta sem glúten.

Todavia pessoas com diabetes podem se beneficiar de uma dieta sem glúten. Você tem que ter cuidado ao seguir uma dieta sem glúten se tiver diabetes.

Produtos

Muitos produtos sem glúten adicionam açúcar ou gordura extra para que tenham um sabor melhor. É extremamente importante que você fale sobre fazer uma dieta sem glúten com seu médico ou nutricionista antes de considerar fazer a dieta.

Assim, se o seu médico diz que você precisa seguir uma dieta sem glúten, ou se deseja e seu médico diz que está tudo bem, então você terá muitas opções de alimentos ainda disponíveis.

Contudo, você só precisa olhar as etiquetas com cuidado. Os fabricantes estão produzindo cada vez mais alimentos sem glúten.

Portanto, se você deseja algo que seja sem glúten, há muitas receitas sem glúten na internet. Também existem muitos livros de culinária sem glúten disponíveis.

Lista de alimentos sem glúten:

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Prepare-se para sua dieta sem glúten

 

Frutas

Mexerica kiwi morango maracujá banana
uva melão cereja ameixa laranja
pêssego goiaba damasco Maçã limão
figo mamão açaí abacaxi melancia
pêra amora abacate manga tangerina

Verduras legumes

espinafre feijão cenoura rúcula brócolis
milho pepino nabo algas couve
cebola Aspargo pepino repolho salsa
batata alho alface alfafa abóbora
quiabo couve-flor aipo e outros…  

Carnes e peixes

Frango Peixes Porco Bovino Cordeiro
Codorna Cabra Pato Jacaré Coelho

Ovos e laticínios

Manteigas Ovos Leite(confira) Queijo(alguns) Margarinas
Iogurtes naturais        

Grãos

Arroz Tapioca Farinha de arroz Quinoa Arroz integral
Farinha de ervilha Semente de linhaça Inhame Amaranto Farinha de soja
Outros para sua dieta sem glúten
açúcar gelatina mel azeite chocolate em pó
gelatina cacau baunilha vinho castanhas
açúcar óleos vinagre sal

No caso de drinques alcoólicos, em sua maioria são sem glúten, é bom perguntar ao fornecedor.

Contudo, alguns dos alimentos precisam estar in natura para serem considerados sem glúten. Em seu estado natural, as frutas não possuem glúten e são ótimas para sua alimentação sem glúten.

Embora as carnes são livres de glúten, mas preste atenção com: molhos de carne, empanados com farinha de pão, carnes com pães…

 

Lista de alimentos que contém glúten:

Maionese Molhos Cereais Hambúrguer Massas
Pão Biscoito Queijos * (opções sem) Cachorro quente Cerveja
Salgadinhos Pizza Bolos Pão  

De fato consumidores, fabricantes de alimentos e profissionais de saúde são influenciados exclusivamente pela crescente popularidade da dieta sem glúten.

Assim, as expectativas dos consumidores inspiraram a indústria de alimentos a ajustar e melhorar continuamente as formulações e técnicas de processamento usadas na fabricação de produtos sem glúten.

Dessa forma, especialistas em saúde têm se interessado pela adequação nutricional da dieta sem glúten, bem como por sua eficácia no gerenciamento de distúrbios relacionados ao glúten e outras condições.

Contudo, verificou-se que amidos e farinhas alternativas, Hidrocolóides e fontes de fibras desempenham um papel complexo na imitação dos efeitos funcionais e sensoriais do glúten em produtos sem glúten.

No entanto, a qualidade das alternativas sem glúten muitas vezes ainda é inferior aos produtos que contêm glúten.

Além disso, a dieta sem glúten demonstrou benefícios no gerenciamento de alguns distúrbios relacionados ao glúten, embora desequilíbrios nutricionais tenham sido relatados.

Entretanto há poucas evidências apoiando o uso da dieta sem glúten além de seu papel no gerenciamento de distúrbios relacionados ao glúten.

Dessa forma, recomenda-se que os consumidores estejam atentos às limitações sensoriais e inadequações nutricionais da dieta, apesar das estratégias em andamento para melhorá-las.

 

Conclusão – Dieta sem glúten

De fato, a substituição do glúten como ingrediente vital em vários produtos alimentícios não é simples.

Contudo, diferentes ingredientes e técnicas de processamento foram investigados até o momento.

No entanto, a qualidade dos produtos sem glúten geralmente não é comparável aos produtos que contêm glúten.

Assim, deve-se dedicar mais esforço a uma abordagem mais racional, que use o produto que contém glúten como padrão-ouro.

Portanto, a motivação para adotar um estilo de vida sem glúten vai além de sua aplicação original para gerenciamento de CD.

Então, os benefícios percebidos à saúde e o alívio de sintomas adversos na dieta influenciam as decisões individuais de abster-se de glúten.

Mesmo assim, a confusão em torno das opções sem glúten e sem, bem como o alto custo e a baixa disponibilidade de produtos sem glúten, pode ser onerosa para muitas pessoas.

Dessa forma, para outros, os inconvenientes da dieta sem glúten podem ser pequenos em comparação com as melhorias clínicas feitas na dieta.

Assim, apesar das alegações da mídia, também existem evidências limitadas que confirmam a eficácia da dieta na perda de peso para o público em geral.

Além disso, o ganho de peso relatado em pacientes com DC na dieta nem sempre é favorável, principalmente entre indivíduos com sobrepeso e obesidade.

No entanto, até o momento, nenhum efeito benéfico de uma dieta sem glúten foi demonstrado em indivíduos saudáveis.

Mais importante ainda, as pessoas que optam por seguir uma dieta sem glúten devem ter cuidado com as inadequações de macronutrientes e micronutrientes da dieta.

Então, no geral, é geralmente recomendado que sejam oferecidos educação e aconselhamento dietético para apoiar uma dieta sem glúten.

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